Seguidores


EU ACEITO SERENAMENTE O MEU PASSADO. EU ME RESPONSABILIZO PELA MINHA PROSPERIDADE. EU ME COMPROMETO A SER PROSPERO E A SEGUIR O MEU OBJETIVO ATÉ O FINAL. EU CREIO NA MINHA REALIDADE PROSPERA. EU ME CONECTO AO FLUXO DA PROSPERIDADE.

domingo, 19 de maio de 2013

Carteira de tecido em origami


Não é minha obra. Mas fiz questão de coloca-la, porque é muito interessante!!!

Hoje vou falar sobre ORINUNO, É um Origami só que em vez de ser feito com papel, é usado tecido.
Há muito tempo queria experimentar essa técnica, mas eu queria fazer A CARTEIRA, um objeto útil, prático, ecologicamente correto já que não é preciso arrancar o couro de ninguém, sem costuras, só dobras.  Graças a Elisa do BlogTchami, isso foi possível, aliás, visitem o blog dela, tem muita coisa legal, lindos trabalhos, dicas incríveis e ela ainda vende papéis para Origami. Já me tornei cliente.
 Tudo começa com o tecido engomado, para sustentar as dobras . Como sou uma pessoa prática, procurei na internet um passo a passo, e Aqui tem um ensinando a engomar, com várias receitas bem explicadas. Essa parte é relaxante, mas faz uma meleca, não aconselho fazer dentro de casa, nem com gato por perto. Depois do tecido engomado e seco, diagrama na mão, e muita paciência. o resultado final é bem legal! (tirando a dor nas costas)
Quando digo paciência, não estou exagerando. Se me perguntassem qual a diferença entre fazer origami com papel e tecido, seria a seguinte:
o papel é mais domável, se curva na primeira dobra e fica, o tecido não, é teimoso feito uma mula. Me desculpem os tradicionalistas, mas eu adoro cola e prendedor de roupa, santo remédio nessas horas. É verdade, colo todas as minhas peças. Por que? Quem já passou pela situação de comprar um sorvete na casquinha e na primeira lambida, ele ir parar na ponta do pé, sabe do que estou falando. Quem faz o origami sabe como consertar, caso ele desencaixe. Para quem não sabe, se torna uma frustração.
Como toda mulher,sei muito bem o que quero na hora de comprar, só não sei que cor levar, e acabo levando várias. Resultado, foram vários tecidos que se transformaram em carteiras, porta moedas e chaveiros. Como uma idéia puxa outra, já estou "matutando" outras coisas para fazer, mas preciso comprar mais tecido...que meu marido não leia essa parte, rsrsrs.
Sem mais delongas, lhes apresento meus origamis feitos com tecido.



Chaveiro em tecido
 








Você pode escolher qualquer tipo de pano, basta você engomar.
Sequencia de medidas: Medida do pano = 43,5 cm de largura X 61 cm de altura 1ª dobra = 23 cm 2ª dobra = 4 cm 3ª dobra = 6 cm 4ª dobra = 4 cm 5ª dobra = 3 cm de cada lado 6ª dobra = 4 cm 7ª dobra = 9 cm de cada lado Receita da goma caseira: 1 litros de água 1 colher cheia de amido de milho Dissolva o amido na água ainda fria, leve ao fogo até ferver, desligue o fogo e coloque o pano na panela e mexa para ensopa-lo bem, retire da panela (cuidado para não se queimar) e pendure no varal ou coloque sobre uma superfície lisa, quando ele estiver quase seco passe-o com o ferro bem quente. Pronto !! DICA importante: corte o pano na medida certa somente DEPOIS de engoma-lo, pois ele pode encolher um pouco!

 Você vai precisar de régua e de um vincador(acessório encontrado em lojas de patchwork e artesanato) vai facilitar muito na hora de marcar as dobras.  Depois de engomado e passado o tecido. Corte-o com 43,5 cm de largura e 61 cm de comprimentoe faça as marcações de acordo com a imagem . Melhor fazer pelo avesso para não deixar marcas no lado direito do tecido.
 Fazer as duas pregas de acordo com as medidas.
 Ficará assim . Essas pregas serão o porta -cartões de sua carteira.
 Vire o tecido pelo avesso . Do lado esquerdo e direito marque 3 cm de cada lado. Vinque. Em cima vinque 4cm.
 Agora marque 9 cm de cada lado e vinque.
 Ficará assim.

 Do lado de cima marque a diagonal de cada lado. Vinque bem.
 Marcada a diagonal de ambos os lados dobre  para baixo..
 Agora desmanche os triângulos que se formaram .
 Para fazer com se fosse o telhado da casinha , puxe a ponta e ficará como abaixo.

 Puxe as duas pontas e vinque bem.
 Viu como ficou um telhadinho?
 Vire de lado e dobre o telhadinho para baixo.Vinque bem.
 Dobre duas vezes ,vai sobrar um pedacinho para dobrar internamente. Fazendo os vincos desmanche e observe as marcações . Observe a do meio.
 Dobre na marcação para cima e o pedacinho encaixe-o na prega.
 A carteira está quase no fim . Agora resta encaixar  os triângulos nas laterais.
 Encaixe -o nas duas dobras.

AQUI TEM 5 RECEITAS DE COMO ENDURECER TECIDO:

Receita 1 – Com açúcar

4 colheres (de sopa) de álcool
4 colheres (de sopa) de açúcar
4 colheres (de sopa) de água
Levar ao fogo até o açucar derreter bem. Molhar a peça e colocar na forma, espere secar e está pronto.



Receita 2 – Com polvilho


Prepare um mingau com 1 litro de água, 3 colheres de polvilho doce e 1 de vinagre;
Mergulhe as peças neste mingau e deixe escorrer;
Quando ela estiver meia úmida de o formato desejado na peça e deixe secar por completo.



Receita 3 – Com arroz


Cozinhe os grãos de arroz em muita água;
Quando estiver cozidos e a água grossinha, escorra numa peneira.
A água peneirada e a goma do arroz, borrife sobre a peça que deseja engomar e deixe secar.



Receita 4 – Com amido de milho


Misture 1 litro de água com 1 colher (sopa) de amido de milho (Maizena).
Molhar a peça nessa mistura e estender sem torcer. Quando estiver quase seca passar com ferro não muito quente.
Se quiser que a peça fique mais dura é só aumentar a quantidade de amido.



Outra receita 5:
 usar termolina leitosa, se quiser poderá fazer a sua em casa.


Você vai precisar de: cola branca comum, álcool líquido (não serve álcool em gel) e água. Para quem não sabe, a Termolina é um impermeabilizante para tecidos, isopor e papel. A termolina serve para evitar o desfiamento de bordados e para fazer endurecer o crochê. Você também pode passar a termolina sobre as figuras para découpage deixando-as 
impermeabilizadas. Misturar: - 2 medidas de cola branca; - 1 medida de água; - 1/2 medida de álcool líquido. Use a medida que achar necessária, pode ser colher, xícara, copo, etc. Por exemplo, se for usar colher de sopa você vai misturar 2 colheres de cola branca com 1 colher de água e meia colher de álcool, fácil né? Misture tudo em uma vasilha e mexa até obter consistência homogênea, como um creme. Obs: Essa receita serve para ser usada toda de uma só vez, não pode ser guardada, por isso faça pequenas quantidades, só o suficiente para usar.



fontehttp://www.valenpatch.com/2011/04/passo-passo-carteira-de-origami.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário